Como manter o orçamento sob controle em tempos difíceis

Em tempos difíceis como o da atual pandemia de COVID-19 é comum nos preocuparmos não só com a nossa saúde física (e a de familiares e amigos), mas também com a nossa saúde financeira e o futuro em geral. Muitos de nós estamos pensando… A minha empresa vai fechar? Serei pago? E se eu ficar sem dinheiro?

Talvez você já tenha sido dispensado ou colocado de aviso prévio, e está dando o seu máximo para entender como organizar o seu orçamento familiar. É incerto e assustador, e certamente você não está sozinho.

Mesmo que os seus recebimentos não tenham mudado você deve estar preocupado, assim como todos nós. Há muitas coisas fora do nosso controle atualmente, mas podemos fazer o melhor que podemos.

Ter um planejamento financeiro agora e manter o orçamento familiar organizado pode ser a chave para um futuro breve menos estressante. Mesmo que você tenha um pouco menos de dinheiro do que esperava, ou muito menos do que realmente queria, gerenciar o seu dinheiro neste momento é uma forma de ganhar um pouco mais de clareza e controle.

1. Liste todos os seus compromissos financeiros atuais

O primeiro passo é: quanto custa o seu mês? Para chegar neste valor, você precisa listar todas as despesas que representam seus compromissos mensais atualmente (contas de luz e gás, internet, aluguel, financiamento, cartão de crédito, escola).

Registre todas essas despesas no mês atual do Vai Sobrar! Informe seus valores (pode ser um valor aproximado), datas de vencimento e recorrência (quando uma depesa precisa ser paga todo mês, ela é uma despesa recorrente).

Este é o início do seu orçamento doméstico. Por enquanto, você já tem uma ideia de quanto o seu mês custa.

2. Ocupe apenas 80% dos seus recebimentos

Neste momento você já tem uma ideia dos seus compromissos e quanto eles valem. Já tem uma boa visibilidade do seu orçamento.

Agora, liste cada recebimento que você espera para o mês atual e registre também no mês atual do Vai Sobrar! Pode ser seu proprio salário, uma ajuda do governo, o recebimento de uma dívida com um amigo ou o recebimento de serviços/vendas. Estes recebimentos, recorrentes ou não, representam tudo o que você tem disponível para cumprir com as suas obrigações.

Às vezes pode parecer incômodo, mas é melhor ter visibilidade agora e tentar negociar ou postergar algum pagamento, para que você possa organizar os orçamentos dos próximos meses até que estejam saudáveis. O Vai Sobrar! te mostra a saúde do seu orçamento e envia dicas para que você otimize seu orçamento.

O Vai Sobrar! orienta você a ocupar apenas 80% dos seus recebimentos com despesas no mês. Isso garante que você faça sobrar dinheiro para poupar e começar a investir no futuro, iniciando um processo de tranquilidade financeira.

3. Configure seu orçamento

Agora que você já tem as proporções no seu orçamento (seus recebimentos vs suas depsesas), é importante que você forneça mais informações para que o Vai Sobrar! possa te ajudar ainda mais a manter tudo sob controle. Cadastre seus cartões de crédito com seus limites e associe despesas a eles, para que possamos ajudar você a controlar o uso dos limites e a visualizar quanto você aloca nos cartões de crédito. Crie categorias com limites de gastos e associe despesas a elas para que possamos te ajudar a manter o controle de seus planos. E crie sonhos com prazos para que possamos ajudar você a realizar suas vontades.

Para cada despesa, informe se elas têm um valor fixo ou variável. Isso nos ajudará a alertá-lo sobre a flexibilidade de seu orçamento.

Quanto mais informações você fornecer, melhor. O mais interessante é: você só tem esse trabalho 1 vez. Depois, basta administrar este orçamento, mantendo-o atualizado quando necessário.

4. Corte custos

Seu orçamento visível exigirá que você faça escolhas. Provavelmente o valor das despesas estará mais alto do que o valor dos recebimentos, e é nesta hora que você precisa decidir por postergar uma comprar ou o investimento em um sonho, ou até mesmo ocupar, por enquanto, 100% dos seus recebimentos com seus compromissos, pra que você possa começar a poupar nos próximos meses. Mantenha-se firme na organização do seu orçamento, tome suas decisões e o Vai Sobrar! te ajudará a otimizar os próximos meses!

5. Confie no seu orçamento

Não sabemos por quanto tempo mais esta crise se prolongará. Mas sabemos de uma coisa: quanto mais conseguirmos proteger nosso dinheiro para as coisas essenciais agora, mais poder ele terá de oferecer tranquilidade financeira no futuro.

Com os tempos em rápida mudança, seu orçamento pode dizer quanto tempo durará e ajudá-lo a tomar decisões sobre o que pode pagar, se você procurar outra fonte de renda e o que fazer em seguida com o dinheiro que tem.