Como ajudar a usar o Vai Sobrar: a reunião

Esta é uma parte de uma série de 3 posts sobre como ensinar um amigo a organizar seu orçamento usando o Vai Sobrar!

A data está marcada e agora é a hora de arregaçar as mangas e começar a organizar orçamentos em conjunto. Hora da reunião! O nome do jogo pra essa reunião é criar um orçamento inicial.

Aqui vai um pequeno resumo da agenda:

  1. Gerencie as expectativas
  2. Objetivos de vida
  3. Demonstração de orçamento
  4. Recebimentos e Despesas
  5. Limites
  6. Associações
  7. Um pouco de prática
  8. Perguntas?
  9. Próximos passos

1. Gerencie as expectativas

Hora da reunião! Depois de um pouco de conversa fiada e atualizações, comece definindo algumas expectativas com seu amigo:

  • Isso é um processo. Você está aprendendo um método completamente novo pra você e um aplicativo novo. Dê um pouco de tempo a si mesmo pra aprender.
  • Você vai entender algumas coisas errado algumas vezes, todos nós entendemos errado por vezes, e você vai entender durante o processo. Vamos devagar, pergunte o quanto precisar, e vamos colocando seu orçamento em ordem.
  • Isso não é um orçamento que você configura e deixa pra lá. Vamos ter um bom trabalho no começo, mas uma vez que tudo estiver pronto você só vai precisar de alguns poucos minutos pra manter tudo atualizado e revisado (é algo útil a fazer enquanto você espera o café ficar pronto).

Quando vocês se reunirem, lembre que a pessoa pode estar se sentindo um pouco nervosa. Algumas coisas pra mencionar:

  • Você pode compatilhar o quanto se sentir confortável. Sem julgamentos! Erros passados não fazem de você uma má pessoa, e fico orgulhoso por você assumir as rédeas e fazer escolhas mais saudáveis.
  • Tudo o que conversarmos é privado.
  • Fico à disposição pro que precisar, ou sempre que tiver qualquer pergunta.

2. Seus objetivos de vida

Esta parte é divertida – você pergunta à pessoa sobre suas vontades, sonhos, desejos, objetivos, ou qualquer palavra que você use pra isso. Suas respostas vão ditar como o seu orçamento se comportará.

Perguntas que você pode usar:

  • O que você gostaria de mudar na situação atual (Todos têm um método atual. O que não está funcionando?)
  • O que você quer fazer? (Comprar uma casa? Casar? Ter filhos? Aposentar tranquilamente? Voltar à universidade?)
  • Que objetivos financeiros você tem? (Acabar com a vida de salário em salário? Livrar-se de dívidas?)

Você vai ajudar a pessoa a organizar o seu orçamento para perseguri estes objetivos.

3. Demonstração de orçamento

Agora, você vai fazer uma demonstração do seu orçamento (ou do orçamento fictício que você aprendeu a criar na Parte 1). Assuntos para abordar:

  • Como o seu orçamento está alinhado aos seus objetivos de vida
  • Que recebimentos e despesas você registra
  • Como você organiza suas categorias e cartões
  • Quais são os sonhos onde você está investindo
  • Você pode falar sobre os 3 princípios do Vai Sobrar! e como eles estão presentes no seu orçamento:
    1. Pague todas as suas contas
    2. Separe um percentual dos recebimentos para poupar
    3. Faça o que quiser com o que sobrar

Envie um link de convite à pessoa agora (você e ela ganham 3 meses de acesso grátis a todas as funcionalidades assim que ela se cadastrar), ou peça pra ela simplesmente baixar o aplicativo e instalar no smartphone. Não crie nada por enquanto, chegaremos lá em breve!

4. Recebimentos e despesas

Agora é a vez deles segurarem as rédeas de suas mais novas contas no Vai Sobrar! Se você estiver compartilhando a tela, troque para que você possa ver a tela deles. Esta parte leva um pouco de tempo, apenas seja paciente enquanto eles registram seus recebimentos e suas despesas. Ajude-os a diferenciar despesas e recebimentos recorrentes de parcelas ou lançamentos únicos, para que eles consigam extrair o máximo de produtividade dos lançamentos recorrentes mensais.

Você vai se sentir tentado a opinar sobre o que estão registrando e como registrar. Apenas deixe que eles aprendem sobre o software, responda a perguntas que possam surgir e ofereça algumas dicas. Exceção: a primeira coisa que minha mãe diria é que ela fica confusa com tecnologia. Neste caso, eu configurar o seu proprio orçamento pode ser a melhor experiência pra ela.

5. Limites

Leia as suas categorias uma a uma, e mencione os seus cartões também. Peça para que eles adicionem categorias e cartões aos seus orçamentos também.

Para cada categoria e cartão adicionados, crie um limite. Aqui é onde extratos e faturas de cartões podem ajudar. Seja paciente enquanto eles fazem uma estimativa por alto dos limites em cada categoria e cartão enquanto checam estes documentos. É ok chutar (sempre pra cima, de preferência) ou oferecer conselhos para ajudá-los a configurar os limites, principalmente das categorias. (Esta parte geralmente é mais estressante e cansativa para novos usuários).

Você pode acabar replicando as suas proprias categorias, mas saiba sempre que há outras opções caso seus amigos estejam em outras situações.

6. Associações

Uma vez que categorias, cartões e até sonhos estejam cadastrados e com seus limites configurados, e o orçamento de seus amigos já esteja composto por seus recebimentos e despesas mensais, basta associar cada despesa às categorias, cartões e sonhos configurados. É aqui que a mágica acontece. A partir destas associações, o Vai Sobrar! pode ajudar a manter um orçamento sob controle e manter o foco de seus amigos em atingir seus objetivos.

Ajude-os a fazer todas as associações necessárias e veja surpresas acontecerem. Uma vez completadas, temos oficialmente um orçamento pronto para seu usado!

7. Um pouco de prática

Agora, faça com que eles cadastrem mais algumas despesas e observem, usando os gráficos e estatísticas, os impactos que são causados em seu orçamento no futuro. Mostre as notificações e como eles podem configurar lembretes, e como um orçamento bem configurado e atualizado pode ajudar o aplicativo a enviar sugestões de otimização.

Agora, eles têm seu orçamento pronto e entendem como eles podem monitorá-lo e receber sugestões. Estão prontos pra vida real!

8. Perguntas?

Nossa, neste momento você cobriu uma TONELADA de terreno. Provavelmente, neste momento, eles sentirão uma sensação de alívio ao verem toda a situação de maneira organizada e simples. Eles têm alguma pergunta? Eles podem estar apenas processando o tsunami de informações que acabam de receber, mas avise que você estará disponível sempre que houver perguntas nos próximos dias e semanas.

9. Próximos passos

É importante agendar um acompanhamento nos próximos dias. Ainda há mais para aprender!

Agende sua próxima reunião enquanto estiver na chamada e planeje-a para 1 semana à frente. De vez em quando, eles começarão a brincar com o software e surgirão mais perguntas. Esteja pronto para as perguntas no final do dia ou no dia seguinte.

O trabalho pesado está concluído!

2 comentários em “Como ajudar a usar o Vai Sobrar: a reunião

Os comentários estão fechados.