Como ajudar a usar o Vai Sobrar: o acompanhamento

Esta é uma parte de uma série de 3 posts sobre como ensinar um amigo a organizar seu orçamento usando o Vai Sobrar!

Você ajudou a criar um orçamento doméstico e agora seus amigos estão se distraindo com seus planejamentos. Agora é momento dos aspectos mais práticos do uso do software. Pode ser uma chamada de vídeo ou um encontro pessoal – o que for mais conveniente.

1. Esteja aberto a perguntas

Como eles começaram a brincar com o orçamento, provavelmente terão perguntas sobre alguma parte do software ou sobre como fazer alguma coisa. Comece ouvindo suas perguntas.

2. Cuide das associações

É importante conferir, conforme eles foram registrando novos lançamentos, se os mesmos se encaixam nas categorias, cartões ou sonhos existentes, e configurar as devidas associações. Mantenha tudo atualizado e associado para extrair o melhor do aplicativo.

3. Monitore o planejamento

Mostre sempre como o orçamento é impactado pelos novos registros e planos através dos gráficos e estatísticas. Além disso, dê uma olhada na área de sugestões e mostre a eles o que o aplicativo está sugerindo para melhorar seus hábitos financeiros.

4. Desenvolvimento de reservas

O Vai Sobrar! oferece uma ferramenta com um método embutido para monitorar a criação de reserva de emergência e patrimônio investidos, que são um passo além da poupança e são fundamentais para a tranquilidade financeira. Mostre como eles podem monitorar o desenvolvimento destas reservas, atualizando seus montantes atuais.

5. Planejamento com o Vai Sobrar!

O orçamento é uma atividade contínua, não é apenas uma ferramenta onde você configura uma vez e esquece. Mas ela não precisa ser longa e tediosa. Agora, o requisito de tempo diminui bastante após a configuração do orçamento, mas ainda existem pequenas atualizações frequentes necessárias para manter um orçamento realista. Existem 4 momentos pertinentes para analisar e atualizar o Vai Sobrar:

  • Antes de qualquer compra, para garantir que eles tenham planejado a despesa (5 segundos)
  • Uma vez por semana conferir as associações no mês atual (3 minutos)
  • Informar quando despesas ou recebimentos forem pagos (1 minuto)
  • Quando as despesas mudam, para adicionar ou atualizar categorias e demais limites (15 minutos)

Explique esses pontos de verificação para ajudar a incentivar um ritmo e também para afastar a intimidação do tempo necessário.

6. Incentive a comunidade

O Vai Sobrar! tem algumas comunidades que podem incentivar um estado contínuo de melhoria de hábitos financeiros. Compartilhe os nossos links se eles quiserem mais recursos:

7. Checagem do próximo salário e do próximo mês

Há dois últimos grandes eventos para cobrir. Planeje entrar em contato com seu amigo quando ele receber o próximo salário e outro para fazer check-in no último dia do mês. Eles podem ter perguntas, talvez não, mas esses são os bons momentos para o check-in.

É isso aí! Parabéns, você aumentou seu alcance no orçamento doméstico!! Obrigado do fundo do coração por ajudar a compartilhar o orçamento doméstico do Vai Sobrar! Somos eternamente gratos por pessoas como você, que corajosamente se aprofundam nas finanças de seus amigos para ajudar a mostrar-lhes um caminho melhor. Por isso, obrigado de todos nós!

Recursos adicionais