Como ajudar a usar o Vai Sobrar: o início

Você adora o Vai Sobrar! e canta isso aos 4 ventos. Em algum momento, um amigo ou membro da sua família vai ouvir e querer cantar junto. Ou talvez eles só tenham notado que você conseguiu pagar aquele empréstimo sem grandes problemas, o comentário casual sobre quanto do seu salário você espera que sobre ao final do mês, ou é só aqueles investimentos a mais na arrumação da sua casa que vêm com uma vida financeira mais saudável.

O que quer que seja, em algum momento você pode ter a chance de aumentar o alcance do seu conhecimento sobre orçamento doméstico e ajudar um amigo ou familiar a usar o Vai Sobrar!

Uhul! As pessoas estão querendo cuidar melhor do seu proprio dinheiro! Mas tem um pequeno problema… você não sabe nem por onde começar.

Bom, deixe-nos ajudar você em sua nobre missão.

Esta é uma parte de uma série de 3 posts sobre como ensinar um amigo a organizar seu orçamento usando o Vai Sobrar!

1. Dê uma ajudinha à oportunidade

Dinheiro é um assunto extremamente desagradável pra muitas pessoas. Mas sabe aquela sensação de liberdade que você sente em relação ao dinheiro? Seus amigos e familiares merecem sentir isso também.

Algumas pessoas podem procurar você sem que sejam cutucadas – especialmente se você for um defensor muito eloqüente de orçamentos e saúde financeira.

Se você quiser ser um pouco mais proativo, aqui vão algumas maneiras de persuadir o pessoal rumo à felicidade financeira:

  • Mensagem de texto a amigos próximos: “Pessoal, vocês sabem que eu falo muito sobre o meu aplicativo de planejamento financeiro porque ele me deu muito controle e previsibilidade sobre as minhas finanças. Se algum de vocês quiser aprender sobre ele ou trocar ideias sobre uma situação específica que esteja vivendo, estou à disposição e muito feliz em poder ajudar.”
  • Um e-mail para uma empresa ou paróquia dos quais você faça parte: “Se alguém estiver precisando organizar suas finanças pessoais, ficarei feliz em ajudar cada um individualmente com seus orçamentos domésticos. Se você conhece alguém que precise de ajuda, fique à vontade pra me indicar. Fico feliz em ajudar.”
  • Caso um amigo ou familiar mencione um incômodo financeiro cujo planejamento financeiro pode ajudar: “Posso te mostrar meu orçamento e ver se algo assim pode ajudar?”
  • Um convite pelo proprio Vai Sobrar: nosso aplicativo permite que você envie um link de convite, com um texto já pre-definido, para quantos amigos você quiser. Cada vez que um amigo se cadastrar, ele ganha 3 meses grátis de uso de todas as funcionalidades do aplicativo, e você também!

Não há modelos específicos ou corretos, só não tenha receio de falar quando a oportunidade surgir. Você pode não ter uma resposta de imediato, mas as pessoas vão guardar essa informação com elas e pensar em você quando a chapa esquentar.

2. Responda com assertividade

Quando alguém te procurar, seja assertivo.

Não faz ideia do que dizer? Não se preocupe, nós te ajudamos. Aqui vai um modelo. Copie e cole na sua mensagem de resposta:

Oi <Fulano>!

Agradeço por me procurar! Vou ficar feliz em te ajudar. Vamos marcar uma hora pra conversar e te ajudo a organizar seu orçamento.

Estou animado de estarmos conversando sobre isso agora e pelo período em que você estiver se familiarizando com seu orçamento doméstico. E se você não gostar do processo ou não quiser falar mais sobre isso não tem problema algum! O importante é que isso faça sentido e seja relevante pra você.

Dito isso, vamos lá. Tenho 2 perguntas:

1. O que não funciona pra você na organização do seu orçamento atualmente?
2. Quando é um bom dia e horário pra conversarmos?

Um abraço e tudo de bom!
<Seu nome aqui>

3. Marque um horário pra conversar

Quando você encontrar um bom horário pra conversar, aqui vão algumas dicas logísticas:

  • Você pode encontrar a pessoa pessoalmente ou por video-call (apenas tenha certeza que você consegue compartilhar sua tela)
  • Planeje 2 horas pra essa conversa (você vai ajudar a pessoa a organizar seu orçamento usando o Vai Sobrar!)

O que eles vão precisar:

  • Um smartphone com Android
  • Saber quanto ganham mensalmente e as contas/compromissos mensais que precisam pagar mensalmente

O que você vai precisar:

  • Seu orçamento doméstico no Vai Sobrar
    • Crie uma conta nova e um orçamento fictício caso não se sinta à vontade de compartilhar seus números reais

Se você está pensando sobre compartilhar ou não os seu números, aqui vão alguns argumentos tanto pra um lado quanto pro outro:

Compartilhar: compartilhar os seus números pode ser uma maneira de ficar quite e fazer com que a outra pessoa fique mais à vontade. Pode ser muito útil dar uma olhada em um orçamento real e saudável que esteja realmente funcionando.

Não compartilhar: se vocês estiverem em situações financeiras extremamente opostas, isso pode causar uma dinâmica extremamente desconfortável de uma pessoa tendo muito mais ou muito menos.

Você saberá o que é melhor no seu caso!

4. Gerencie suas proprias expectativas

Boa! Você vai ajudar alguém a organizar o seu proprio orçamento doméstico! Excelente! Mas há algumas coisas que você precisa manter em mente do seu lado também:

Eles podem acabar não usando o Vai Sobrar!

Seu amigo pode se reunir com você mas acabar abandonando o barco. E isso está ok. Não é uma falha sua. Alguns amigos meus me pedem pra ensinar a usar o Vai Sobrar, usam por um tempo e acabam não usando mais. Alguns outros amigos ficam sabendo do aplicativo e acabam usando por conta propria. Você nunca sabe qual será o efeito cascata.

Você pode passar por maus bocados com seu amigo

Você pode estar ajudando alguém com consumismo crônico, uma dívida enorme ou financeiramente quebrado. Pode ser bastante complicado, mas pode ser algo extremamente poderoso pra reforçar a amizade.

Eles podem estar sentindo muito

Seus amigos podem estar lidando com a suas realidades financeiras pela primeira vez. Eles podem estar se sentindo pressionandos, culpados, preocupados, envergonhados, aliviados, desanimados, e a lista só cresce. Não deixe de dar espaço a essa porção emocional inevitável que existe ao lidar com finanças.

Você será o primeiro contato

Você provavelmente vai receber ligações ou mensagens aleatórias de seus amigos pedindo ajuda. É um processo contínuo de “desaprender” uma forma antiga de lidar com dinheiro e ao mesmo tempo um novo software. Você será uma referência!

No entanto, você não precisa saber tudo – nosso suporte está disponível para ajudar em uma simples conversa pelo chat do aplicativo ou pelo e-mail contato@vaisobrar.com.br. Você ainda pode usar a nossa Central de Ajuda para tirar as suas proprias dúvidas ou se disponibilizar para ajudar outras pessoas na nossa Comunidade.

O fato de alguém estar disposto a convrsar com você sobre suas finanças pessoais diz muito sobre você: você é um porto seguro para seus amigos, e você pode ajudá-los a se livrar do emaranhado que é o seu orçamento doméstico. Só gostaríamos de agradecer por quem você é e pelo que está fazendo.

2 comentários em “Como ajudar a usar o Vai Sobrar: o início

Os comentários estão fechados.