Como saber o que você consegue pagar

Não podemos mudar o fato de que você não sabe exatamente quando ou quanto dinheiro receberá neste mês, mas podemos ensiná-lo a ter total controle do dinheiro que possui no momento e se estressar um pouco menos sobre isso. Esta série de oito partes ensinará exatamente como criar um orçamento com sucesso e esticar o seu dinheiro.

Todo mundo precisa de um orçamento, mas se você estiver olhando para uma renda reduzida (ou drasticamente reduzida), precisará de mais.

Um orçamento ajuda você a cuidar de suas necessidades mais importantes, independentemente do que vier neste mês ou no próximo mês.

Hoje, na segunda parte de nossa série de oito partes sobre orçamento, quando você não sabe quando será pago novamente, falaremos sobre como priorizar o dinheiro que você tem, mesmo se seu próximo dia de pagamento não parecer mais com o que costumava ser.

Nota: se você estiver desempregado, não se esqueça de solicitar os benefícios. Eles proporcionam uma rede de segurança e fornecem dinheiro regularmente.

“Posso pagar por isso?”

Quando tudo se resume a isso, um ponto do seu estresse provavelmente gira em torno de uma pergunta que todos se perguntam: posso pagar por isso? É a resposta a esta pergunta que parece tão evasiva.

Quando você está fazendo dinheiro, é tentador sentir: “Claro! Vou levar dois! “

Mas quando você não está, você está estressado. Você se sente preso e paralisado por medo. Falando em medo, suas contas! Parece que você está apenas adivinhando (você realmente está apenas adivinhando!) E a adivinhação realmente custa dinheiro.

Aqui está a ideia: você não precisa ter renda regular para ter total controle de suas finanças. Entende? Você pode controlar tanto seu dinheiro com uma renda imprevisível quanto com uma renda previsível. Impressionado? Vamos continuar.

O primeiro passo para responder à pergunta sobre o que você pode pagar começa na verdade com outra pergunta: O que eu preciso fazer com o meu dinheiro antes que eu seja pago novamente?

O que eu preciso fazer com meu dinheiro antes que eu seja pago novamente?

Acostume-se com esta pergunta. Provavelmente, sua primeira resposta será muito prática: você precisa pagar o aluguel e comer. Você precisa manter as luzes acesas e pagar sua conta de telefone. E internet. Você precisa de internet.

Cuidar dessas despesas não é a parte divertida ou sexy do orçamento, mas essas despesas precisam ser definidas primeiro e é provável que elas venham a vencer em breve. É por isso que são obrigações imediatas e há duas razões pelas quais você precisa proteger os fundos para cobrir essas obrigações imediatas agora.

Primeiro, você não pode passar fome e não pode apagar as luzes. Estes são essenciais.

A segunda razão é mais profunda e mais importante a longo prazo. Preocupar-se com essas obrigações imediatas está ocupando muito espaço na cabeça. Você pode não perceber como está estressado com o dinheiro, porque já está acostumado. Mas se você não sabe com certeza que o aluguel do próximo mês está coberto, provavelmente está pesando bastante nos seus nervos.

Não subestime o estresse do dinheiro

Todo pouco de estresse sobre sua conta de energia elétrica é um pouco menos espaço para tentar encontrar as válvulas de escape: desta vez com sua família, seus momentos são agradáveis, a lentidão forçada provavelmente é uma boa mudança em relação ao seu ritmo anterior de vida agitada.

E é isso que torna o orçamento tão crítico para qualquer pessoa com um fluxo de receita imprevisível (ou atualmente inexistente). Sim, todos precisam fazer um orçamento, mas com a perda de emprego ou redução de renda, o estresse financeiro obscurece seu pensamento e afeta sua tomada de decisão em maior grau. Ele fica no seu caminho como um obstáculo enorme em vez de ser apenas um pequeno desvio.

Tenha objetivos

Há um hábito simples que pode reduzir essa ansiedade: tenha objetivos.

Veja agora o seu saldo bancário. Não pense no dinheiro que você espera, apenas no que você tem agora. Pergunte a si mesmo: “O que preciso fazer com esse dinheiro antes de ser pago novamente?”

Quanto dinheiro preciso para pagar essa conta de eletricidade? Registre-a. Quanto preciso para abastecer a geladeira? Registre-a. De repente, você pode perceber que a pilha de dinheiro é menor – ou maior – do que você pensava. Mas, respondendo a essas perguntas simples, enviando-as para o papel (literal ou digitalmente), você começou a assumir o controle. Você já está mais preparado para responder à pergunta que sempre surge: “Posso pagar por isso?”

O mapeamento de um plano para o futuro (para a próxima semana ou para o próximo mês) aumentará seu senso de controle. Quanto mais controle, menos estresse. Controle é o objetivo.

2 comentários em “Como saber o que você consegue pagar

Os comentários estão fechados.