As coisas mudam, e seu orçamento também!

Não podemos mudar o fato de que você não sabe exatamente quando ou quanto dinheiro receberá neste mês, mas podemos ensiná-lo a ter total controle do dinheiro que possui no momento e se estressar um pouco menos sobre isso. Esta série de oito partes ensinará exatamente como criar um orçamento com sucesso e esticar o seu dinheiro.

Espero que todos estejam animados, porque estamos mergulhando na próxima lição sobre renda imprevisível.

Quão fácil é isso?

Para quem tenta ser inteligente com seu dinheiro e viver com um orçamento, é importante pensar criticamente sobre o que você pode pagar e ser realista no planejamento do inevitável e do inesperado. Se você tem renda imprevisível, é ainda mais importante. Mas mesmo que você faça isso de maneira perfeita, fiel e consistente – as coisas mudam.

Talvez surja uma oportunidade que você não esperava. Talvez sua renda mude novamente (para pior!), talvez sua renda mude novamente (para melhor!). Talvez você tenha uma folga inesperada no aluguel ou seu cachorro tenha passado por uma cirurgia de emergência cara – seja qual for o caso -, você pode acompanhá-la.

Você ajusta. Você é criativo. Você muda de rumo. Isso é algo que você já faz. E agora, você tem a liberdade – a diretiva – de fazer isso com o seu orçamento também.

Seja persistente

Quando suas circunstâncias ou simplesmente suas prioridades mudam, seu orçamento também pode mudar.

Talvez você tenha gastado mais do que o planejado em compras por impulso. Agora você tem um kit completo para assar sua própria pizza e sementes de flores suficientes para encher um campo de futebol e também se arrepende da quantidade e preço de ambos, mas seu orçamento pode se adaptar.

Ou talvez você tenha pago pelas compras de alguém na loja, porque notou que o cartão foi recusado. Isso levou o orçamento de supermercado a ultrapassar o limite. Você deveria recusar esse acaso inesperado de generosidade, porque não estava no orçamento? De jeito nenhum!

E você deve desistir do orçamento, porque seu plano não corresponde à realidade? Claro que não!

Mudança é a única certeza

Então o que você deveria fazer? Quando as coisas mudarem, mude seu orçamento. Priorize novamente. Você pode ter que embaralhar dinheiro – postergar uma compra planejada, uma experiência ou um aporte em poupança -, mas ajudar alguém em necessidade de repente se tornou muito mais importante, mais urgente e se tornou uma prioridade mais clara. Você adapta seu orçamento e se sente bem por estar no controle de seu dinheiro.

Se suas circunstâncias ou prioridades mudarem, seu orçamento também deve mudar. Você não falhou ou fez errado. Isso deveria mudar!

Ser persistente dá a você espaço para respirar, de que você precisa para fazer do orçamento algo que possa e permanecerá no longo prazo. Ajustes e mudanças não parecerão desastres ou desgraça iminente. Porque isso é exatamente o que eles não são. Sem culpa.

Um comentário em “As coisas mudam, e seu orçamento também!

Os comentários estão fechados.