Você pode assumir o controle!

Não podemos mudar o fato de que você não sabe exatamente quando ou quanto dinheiro receberá neste mês, mas podemos ensiná-lo a ter total controle do dinheiro que possui no momento e se estressar um pouco menos sobre isso. Esta série de oito partes ensinará exatamente como criar um orçamento com sucesso e esticar o seu dinheiro.

Você diz a si mesmo que voltar a uma renda regular resolverá seus problemas financeiros, mas até que você esteja no controle, você não estará no controle. Mais dinheiro não vai mudar sua situação.

Então, é hora de se animar. Você pode estar no controle total do seu dinheiro agora. E quando você pensava que isso era a pior coisa que poderia acontecer, aqui está o caminho. E tudo que você precisa fazer é seguir estes quatro passos:

Etapa 1: dê uma direção clara ao seu dinheiro

Seja rígido com o dinheiro que você já tem atribuindo-o às despesas mais importantes. Comece com obrigações imediatas e siga a partir daí.

Etapa 2: não esqueça das despesas eventuais

As despesas regulares são apenas uma parte do que você precisa para se preparar. Separe dinheiro todos os meses para as despesas eventuais. Você está se preparando para o próximo mês e o mês seguinte.

Etapa 3: adapte-se às adversidades

As coisas mudam? Mude seu orçamento. A vida, como sua renda, é imprevisível. Seus valores podem não mudar, mas suas prioridades sim, quer você goste ou não. Altere seu orçamento e você permanecerá vivo no jogo.

Etapa 4: envelheça seu dinheiro

Quando puder, reserve dinheiro ativamente para os itens essenciais o mais longe possível no futuro. Construa um colchão de dinheiro e tempo, e durma melhor à noite.

Repita, repita, repita…

Você pode repetir esse ciclo sempre que receber dinheiro – só porque você estava acostumado a semanas e meses previsíveis não significa que você precisa ficar preso a essa mentalidade.

Continue seguindo as etapas, mantenha o orçamento e você se sentirá ainda mais no controle do seu dinheiro do que antes.

Este artigo faz parte de uma série de oito posts sobre orçamento, quando você não sabe quando será pago novamente. Veja a lista completa aqui:

Parte 1: Como fazer um orçamento se você não souber quando será pago novamente
Parte 2: Como saber o que você consegue pagar
Parte 3: Os perigos da previsão com dinheiro que você ainda não possui
Parte 4: Como tornar o desconhecido menos estressante
Parte 5: Como fazer o dinheiro que você tem durar mais
Parte 6: As coisas mudam, seu orçamento também!
Parte 7: Construa segurança envelhecendo seu dinheiro
Parte 8: Você pode assumir o controle!